Daimler vai fornecer carros autónomos à Uber

A construtora automóvel germânica Daimler, que fabrica os Mercedes-Benz, assinou uma parceria para fornecer à empresa norte-americana de partilha de boleias Uber os seus carros autónomos. 

A parceria chega numa altura em que as construtoras e as empresas de partilha de deslocações se posicionam como os principais atores da condução autónoma, visto como o futuro da indústria automóvel.

 “Os termos do acordo prevêem que a Daimler introduza veículos autónomos na rede global de partilha da Uber nos próximos anos”, revelaram as firmas em comunicado conjunto.

De acordo com a parceria, a Daimler vai fabricar e operar os Mercedes-Benz autónomos que serão utilizados pela Uber. Os valores ficaram por revelar.

“Como inventora do automóvel, a Daimler aponta à liderança na condução autónoma – uma das vertentes mais fascinantes da reinvenção da mobilidade”, revela o CEO da Daimler Dieter Zetsche.

 A Uber tem investido na tecnologia de condução autónoma nos últimos anos e está a testar a utilização de veículos autónomos nas estradas dos EUA. Mas como não tem experiência de construção procura parcerias.

“A tecnologia de condução autónoma trará cidades mais seguras, limpas e mais acessíveis”, diz por seu lado o CEO e co-fundador da Uber. “Mas não conseguimos chegar ao futuro sozinhos. Por isso estamos a abrir a plataforma a construtores automóveis como a Daimler”, acrescenta Travis Kalanick.

A Uber já trabalha com a sueca no desenvolvimento de carros autónomos para colocar no mercado em 2021.