Santos Silva visita Angola já na próxima semana

Os ministros do Ambiente, João Matos Fernandes, e do Ensino Superior, Manuel Heitor, estão atualmente em Angola

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) irá deslocar-se a Angola entre 10 e 12 de fevereiro.

Segundo a Lusa, que cita fontes diplomáticas, Augusto Santos Silva deverá visitar Luanda, mas também algumas localidades na província do país. “Estão previstos encontros ao mais alto nível e fazemos questão – quer eu, quer o meu colega ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti – que a visita não se fique por Luanda mas que haja também a visita a províncias angolanas”, afirmou o chefe da diplomacia portuguesa, em novembro, à Lusa.

A ida de Santos Silva esteve aliás agendada para dezembro. Reforçar as relações bilaterais, diversificar a relação económica entre Portugal e Angola e preparar as viagens de outros ministros ao país eram alguns dos objetivos da deslocação do MNE português.

“Vamos construir uma agenda que seja substantiva e que vá influenciar os próximos passos que nós dermos em matéria de cimeiras, de visitas entre os dois países. Criar substância”, disse, em outubro, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

Quem atualmente se encontra em Angola são os ministros do Ambiente, João Matos Fernandes, e do Ensino Superior, Manuel Heitor. Uma viagem com o intuito de reforçar a cooperação entre os dois países nas duas áreas. Capoulas Santos, ministro da Agricultura, esteve no país em julho do ano passado.

Está também prevista uma visita oficial do primeiro-ministro português a Angola – anunciada pelo ministro das Relações Exteriores angolano em março de 2016 -, mas ainda não foram anunciadas datas.