Sabia que ter poucos amigos é sinal de inteligência?

Pessoas que utilizam redes sociais sentem-se mais sozinhas

A amizade vai mudando com o passar dos anos, e se nos anos jovens a tendência é ter um elevado número de amigos, com o avançar dos anos, na idade adulta, verifica-se exatamente o contrário. A tendência é ter um menor número de amigos e reforçar os laços com aqueles que ficam para sempre.

Segundo um estudo publicado na revista British Psychological Society e citado pelo jornal espanhol El País, o leque de amigos existente é muito mais curto na idade adulta e são as próprias pessoas que preferem estar rodeadas de menos amigos que mostram sinais de maior inteligência.

Isto porque, para uma pessoa que tem menos amigos, é mais fácil entender o seu próprio comportamento e perceber como age perante a presença dos outros, aumentando assim o conhecimento sobre si mesma.

De acordo com a psicóloga Jana Pérez, as pessoas com menos amigos têm uma visão mais ajustada de si mesmas e da realidade.

Em 2015, um estudo do Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, inquiriu cerca de 803 pessoas e concluiu também que quem mais usa as redes sociais se sente mais só, sente que tem menos apoio em caso de necessidade e que está menos ligado aos que o rodeiam.