Mau tempo. Tempestade “açoriana” ameaça continente

A partir das 15h00 desta quinta-feira, Portugal tem sete distritos em alerta vermelha por causa do agravamento do estado do tempo.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), também as ilhas do grupo ocidental e central merecem especial atenção. Um alerta que levou ao cancelamento de mais de uma dezena de voos da TAP e da SATA. Até porque o mau tempo que vai afetar o continente esta quinta-feira é a tempestade "açoriana" a chegar. 

Esta quarta-feira o mau tempo tinha começado a assolar o arquipélago, sendo que, de acordo com António Portugal, porta-voz da transportadora aérea açoriana, “foram cancelados voos Terceira-São Jorge-Terceira e Terceira-Graciosa-Terceira”. Também as ligações Ponta Delgada-Corvo-Ponta Delgada e Terceira-Pico-Terceira foram afetadas.

O IPMA emitiu ainda avisos laranja devido à previsão de vento naquelas sete ilhas.

Recorde-se que o aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, é aplicado quando falamos de uma situação de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo, que lhe sucede na escala, significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com a Marinha portuguesa, as condições do mar podem ser comparadas às da tempestade “Hércules”, que em 2014 provocou ondas de grande dimensão que atingiram primeiro os Açores e, posteriormente, Portugal continental.