Alimentos ricos em açúcar. 6 truques para resisitir à tentação

Os alimentos ricos em açúcar são uma tentação para milhões de pessoas de todo o mundo. Mas tudo o que é ingerido em excesso faz mal e a tendência é comermos mais e mais doces.

O site da Women’s Helth falou com vários especialistas e fez uma lista com seis dicas para quem quer travar o desejo incontrolável de açúcar:

1 – Consuma alimentos com baixo índice glicémico: Aqueles que possuem um alto índice glicémico fazem crescer os níveis de açúcar no sangue, causando picos da chamada fome emocional. Esta muitas vezes leva-nos a comer mais açúcar do que devíamos, tornando-se apenas num vício e não numa forma de matar a fome.

2 – Atenção à mala e ao escritório: é nestes sítios que deve ter sempre alimentos saudáveis – assim não cai na tentação de ir a correr a uma máquina ou ao café mais próximo comprar um chocolate ou um gelado.

3 – Corte nas porções: Não encha o prato, vá ingerido uma menor quantidade ao longo do dia – isto faz com que esteja mais satisfeito por longos períodos de tempo, evitando assim o aparecimento do desejo de açúcar.

4 – A gastronomia é um mundo…: …Por isso varie. Perca algum tempo online ou a ler livros de cozinha e informe-se sobre os mais variados snacks e pratos que podem substituir aqueles cheios de açúcar.

5 – Dizem que no meio está a virtude: Neste caso, o alimento mais calórico. Se o colocar no meio do prato (e em menor quantidade do que os restantes) vai conseguir saciar a gula. É tudo uma questão de perspetiva (e, basicamente, de ‘enganar’ o cérebro).

6 – Pequeno-almoço: Muitas pessoas saltam esta refeição – ou porque não têm tempo, ou acordam enjoadas, ou simplesmente porque são preguiçosas. Um bom pequeno-almoço é um excelente arranque para um dia com uma alimentação equilibrada. Começa a manhã sem petiscar e saciada, esquecendo-se assim as bolachas com pepitas de chocolate ou os sumos cheios de açúcares.