Deputada portuguesa acusa comissária europeia de contribuir para o retrocesso na luta das mulheres pela igualdade

A eurodeputada socialista Liliana Rodrigues acusou a Comissária Europeia para a Igualdade de Género, a checa Vera Jourová, de fazer declarações  que “representam um enorme retrocesso na luta das mulheres pela igualdade”.

Liliana Rodrigues reagia assim a uma declaração de Vera Jourová na abertura da conferência “Resposta da UE à violência baseada no género”, quando esta afirmou que “na Suécia o assédio é visto como perseguição, enquanto que na Europa do Sul é visto como um cumprimento”.

“É inadmissível que alguém com as suas responsabilidades partilhe desta ideia e a afirme de forma tão leviana”, atirou a deputada portuguesa assim que a comissária terminou a intervenção na conferência, que decorreu em Malta.

Dirigindo-se diretamente a Jourová, a deputada classificou as palavras da comissária como um “sinal claro de que não conhece Portugal e a sua legislação progressiva”, sendo também um traço de que desconhece “os países da Europa do sul e que se precipita em julgamentos com base em estereótipos e preconceitos”.

“Senhora comissária, o assédio é crime, ou deveria ser crime, onde quer que seja. É altura de abandonar de vez este discurso hipócrita da tradição cultural”, concluiu.