José Eduardo dos Santos confirma saída

Presidente angolano confirmou que não será candidato às próximas eleições. Ministro João Lourenço vai avançar.

O Presidente José Eduardo dos Santos confirmou finalmente os rumores que já vinham de dezembro do ano passado e oficializou a intenção de não concorrer a um novo mandato, nas eleições previstas para agosto deste ano, em Angola.

A intenção de se afastar, 38 anos depois da chegada ao poder, tinha sido apresentada num documento escrito ao seu partido, em dezembro, e foi confirmada, na sexta-feira, numa reunião do Comité Central do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), na qual se definiram igualmente os dois primeiros cabeças-de-lista, para as eleições de agosto. 

O atual ministro da Defesa, João Lourenço, foi confirmado como candidato do partido à Presidência e Bornito de Sousa, ministro da Administração do Território, ficará no segundo posto da lista. 

O nome de Lourenço já circulava na imprensa angolana, há uns meses, e é bastante consensual dentro do núcleo duro do MPLA, tendo chegado a ocupar o cargo de secretário-geral do partido.

«Na reunião de 2 de dezembro de 2016, no quadro da preparação do partido para participar nestas eleições, o Comité Central aprovou o candidato João Manuel Gonçalves Lourenço como cabeça de lista e candidato à Presidência da República», confirmou o ainda chefe de Estado, citado pela Rede Angola, antes de apelar à mobilização partidária, para que se possa dar início à campanha eleitoral, o mais rapidamente possível: «É nossa tarefa organizarmos uma campanha eleitoral, que convença os militantes, amigos e simpatizantes do MPLA, e o povo em geral, a votar no nosso partido».

José Eduardo dos Santos, de 74 anos, chegou à presidência de Angola em 1979, substituindo o histórico Agostinho Neto, falecido nesse mesmo ano, em Moscovo.