Mais de 15 mil portugueses já assinaram petição contra peso excessivo das mochilas

Faltam cerca de cinco mil assinaturas para que o assunto seja discutido no parlamento

Neste momento, são 16,671 pessoas que já assinaram a “Contra o Peso Excessivo das Mochilas Escolares em Portugal”. Com 20 mil assinaturas, o assunto será discutido no parlamento.

Foi em janeiro, um grupo bastante heterogéneo de signatários – constituído pelo ator e encenador José Wallenstein, a jornalista Cláudia Pinto, os médicos fisiatras Joaquim Sancho e Paulo Sampaio Rodrigues e também pela Confederação Nacional das Associações de Pais, a Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, a Sociedade Portuguesa de Neuropediatria, a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral – lançou esta petição que visa criar um limite legal para o peso que os alunos carregam às costas.

A petição surge 13 anos depois de um estudo da Deco concluir que mais de metade das crianças do 5º e do 6º anos carregam quilos a mais nas suas mochilas. De acordo com a Direção-Geral do Consumidor o peso da mochila cheia não deve ultrapassar 10% do peso da criança.