PS quer criar Dia Nacional do Azulejo

Diploma destaca importância do azulejo para a atividade turística 

O PS apresentou um projeto de resolução na Assembleia da República para criar o Dia Nacional do Azulejo.

Os socialistas recomendam ao governo que consagre o dia 6 de maio como o dia do azulejo. O diploma defende que "a consagração do Dia Nacional do Azulejo representa assim um momento para afirmação e reconhecimento desta tradição e património nacional".

Os socialistas argumentam que "a tradição e visibilidade do azulejo marca a evolução artística e patrimonial do século XIX, alcançando um nível de popularidade, inovação e renovação que justifica a sua preservação e proteção".

"A sua continuada utilização contemporânea, nos espaços privados e públicos, o recurso às técnicas azulejares pelos mais reputados e criativos artistas plásticos, bem como o aumento da investigação historiográfica da sua riqueza, são um testemunho muito claro da vitalidade desta manifestação patrimonial portuguesa e da sua projeção no futuro", acrescenta o diploma do PS.

O projeto do PS destaca ainda a importância do azulejo para "a atividade turística, em particular, como elemento atrativo e promotor do papel exportador do setor turístico".

O projeto de resolução é da autoria, entre outros, da ex-ministra da Cultura Gabriela Canavilhas, e dos deputados Pedro Alves, Edite Estrela e João Torres.