Hugo dos Santos. Esta taça não é para todos?!

O Benfica derrotou o FC Porto e conquistou a Taça Hugo dos Santos pela quinta vez. Com oito edições cumpridas, os encarnados são a equipa que coleciona mais títulos na prova 

Apesar da derrota surpresa na Taça da Liga, o exemplo não deixa de ser uma comparação oportuna para este caso em concreto. Diferem as modalidades, mantem-se o clube. Se no futebol o Benfica é o vencedor indiscutível da Taça da Liga (independentemente da derrota há dias no Algarve que atirou as águias para fora da final), com sete conquistas e presença em nove meias-finais das dez edições da competição, no basquetebol a percentagem de vitórias em relação ao número de taças cumpridas vai dar o mesmo resultado. 

Chegamos à final da Taça Hugo dos Santos. Benfica e FC Porto são os candidatos ao título. Era a terceira vez que as duas equipas se encontravam esta época. Vitória para os encarnados, superiores nos dois confrontos anteriormente disputados, a contar para a Liga Portuguesa de Basquetebol (Liga Placard). O marcador era espelho da superioridade e do dominío do Benfica que chegou ao intervalo com uma larga vantagem (48-29). A eficácia da equipa orientada por Carlos Lisboa era o principal motivo que impedia o FC Porto de reverter a situação. O segundo período não mostrou grandes alterações e o Benfica conquistou um “objetivo”, segundo o treinador Carlos Lisboa. “Um dos pontos altos da temporada e uma excelente exibição”, considerou Lisboa que viu na defesa dos encarnados a “chave da vitória”. 
O Benfica consquistou o Taça Hugo dos Santos pela 5.º vez (77-60), num jogo em que nunca esteve em desvantagem. Mário Fernandes (base do Benfica) foi considerado o jogador mais valioso (MVP) da partida, com 11 pontos, 10 assistências, 2 ressaltos e 1 roubo de bola. Com oito edições da Taça cumpridas o Benfica soma mais dois troféus que o rival FC do Porto (três títulos).

Porto líder na Liga As duas derrotas diante o Benfica (a contar para a Liga) não foram suficientes para impedir que o FC Porto continue a liderar a Liga Placard. Com 17 jornadas realizadas, o FC Porto é atualmente o primeiro classificado com 31 pontos, mais um do que o Benfica (3.º na tabela, com os mesmos pontos que o segundo lugar, ocupado pelo Oliveirense). Os azuis e brancos recebem no próximo dia 10 de fevereiro o Vitória SC num desafio em que vão lutar pela continuação da liderança. Um dia depois (11) é a vez do Benfica receber o Oliveirense. 
A Liga Placard continua ao rubro numa altura em que muito ainda pode mudar…