Quem é o autor das fotos de Beyoncé?

O etíope Awol Erizky, de 28 anos, já colaborou com Rihanna e com Jay Z

Beyoncé grávida, soutien castanho e cuecas azuis, véu verde-água pousado na cabeça, rodeada de flores coloridas. Foi esta imagem usada para divulgar a gravidez da cantora, que espera gémeos. No dia seguinte as restantes imagens desta mesma sessão fotográfica foram divulgadas e depressa se tornaram virais. Aliás, a imagem do anúncio da gravidez soma já perto de dez milhões de ‘gostos’ no Instagram, sendo a fotografia com mais apreciações da história da plataforma. Mas quem é o artista por detrás destas imagens? O etíope Awol Erizky, de 28 anos, pode ser um perfeito desconhecido para a maior parte das pessoas, mas há muito que atingiu o reconhecimento do mundo das artes.

Awol Erizku nasceu na Etiópia em 1988, mas cresceu no Bronx, em Nova Iorque, vivendo atualmente em Los Angeles. Trabalhou como assistente de David LaChapelle, mas afirmou-se em nome próprio sendo presença regular na Art Basel, mas também em museus como o MOMA e na sua própria galeria, a Duchamp Detox Clinic, em Los Angeles.

Multidisciplinar e sempre atento à cultura pop, Erizku é mais que um fotógrafo, trabalhando ainda com pintura, escultura, vídeo arte e performance. Em 2015 expôs no MOMA de Nova Iorque o manifesto visual “Serendipity”, durante o qual destruiu um busto de David e substitui-o pelo da rainha egípcia Nefertiti, num gesto de protesto em relação à falta de valor que o mundo ocidental reconhece à comunidade africana. Esta é, de resto, a sua grande causa. “Não havia pessoas de cor nas galerias e nos museus a que ia quando era pequeno. Então prometi a mim mesmo que, quando me convertesse em artista, daria o meu pequeno contributo para mudar isto”, disse à plataforma Artsy.

Talvez tenha sido justamente esta a razão pela qual Beyoncé escolheu Awol Erizku para a fotografar grávida. De resto, esta não foi a primeira vez que Beyoncé recorreu a artistas de origem africana para colaborações. No seu mais recente álbum, “Lemonade”, a cantora aparece, em determinada passagem do vídeo, rodeada por bailarinas com o corpo pintado de branco, um trabalho da autoria do artista plástico nigeriano Laolu Senbanjo. No mesmo álbum a cantora declamou poesia da autoria de Warsan Shire, da Somália. A mesma autora assina o poema “I Have Three Hearts”, que Beyoncé utilizou no seu site para acompanhar a divulgação das fotos da gravidez.

 

A sessão fotográfica protagonizada por Beyoncé, em que esta dá vida a uma Vénus de Botticelli, recupera a linha dos primeiros trabalhos nos quais Awol Erizku colocou protagonistas negros em imagens inspiradas em pinturas renascentistas. Antes, o artista plástico já havia recriado fotograficamente o quadro de Vermeer, “Rapariga com Brinco de Pérola”, utilizando um brinco de bambu; mas também pinturas de Caravaggio e Leonardo Da Vinci. De resto, Beyoncé não é a primeira celebridade mundial com que Erizku colaborou. Rihanna serviu de musa para a obra “Same Ol' Mistakes-Rihanna”, Viola Davis foi fotografada pelo etíope para a revista “New Yorker” e um tema de Jay Z serviu de inspiração para uma das suas instalações.