Marcelo (não) é Fitch!

Até já há quem comece a propor a extinção dos nossos Serviços Secretos

1.Ficou célebre o episódio da campanha eleitoral presidencial, em pleno centro da belíssima cidade das Caldas da Rainha, em que Marcelo Rebelo de Sousa recuperou o histórico slogan de Mário Soares: “Marcelo é fixe!”. Distribuíram-se autocolantes, gritou-se, repetiu-se à exaustão até ao dia 24 de janeiro esta frase que pretendia puxar pelos méritos da personalidade de Marcelo.

2.Pois bem, na passada sexta-feira, o slogan foi outro, embora parecido com o anterior: desde os investidores até aos socialistas mais conhecedores das leis regulatórias do mercado de capitais, passando por todos aqueles que têm bom senso e lucidez, todos entoaram a frase: “ Marcelo não é Fitch!”.

3.Então não é que o nosso Presidente da República resolveu –algo inédito no mundo – revelar antecipadamente a avaliação da agência de rating sobre Portugal? Afirmando mesmo que é bom Portugal permanecer no lixo?

E no dia seguinte, perante a estupefacção generalizada, Marcelo justificou-se dizendo mesmo que a sua revelação não gerou problema algum porque…” alguns operadores já o sabiam”?

4.Ou seja, para o nosso Presidente da República, as regulações europeias, as leis portuguesas, as recomendações da CMVM não têm utilidade alguma – as informações das agências de rating podem ser divulgadas a todo o tempo, desde que haja algum operador que já as conheça!

4.1.Imagine-se que esta doutrina Marcelo se propaga pelo mundo – e que amanhã o Presidente da Itália, o Rei de Espanha ou outro político qualquer começa a querer marcar a agenda revelando informação de mercado antecipadamente: não será gerar mais caos ao já caótico mundo dos mercados financeiros? E como é que as agências de notação passarão a funcionar? Confiarão em Portugal?

4.2.E as instituições europeias que já acham que Portugal é um país do faroeste, onde as leis não são cumpridas – o que passarão a pensar de Portugal doravante? Que diabo: foi o Presidente da República que se deu ao luxo de violar as regras da União Europeia por um mero capricho! É que fica-se com a sensação que o Presidente da República anda a partilhar um campeonato interno com Marques Mendes: a dupla que mais informações secretas dispõem!

Até já há quem comece a propor a extinção dos nossos Serviços Secretos: é que a dupla Marcelo Rebelo de Sousa/Marques Mendes sabem tudo sobre todos em primeira mão! Haverá informações mais secretas do que aquelas que já estão nos computadores e smartphones de Marcelo/Mendes?

5.Por outro lado, não deixa de ser sintomático que Marcelo avoque para si revelações sobre matérias que, por natureza, pertencem exclusivamente ao Primeiro-Ministro.

Enquanto Marcelo vai fazendo estas diatribes, António Costa sente-se à vontade para verberar contra o euro, a União Económica e Monetária e (imagine-se!) propor um pacto alargado no tempo com os comunistas! Quem vai pagar? Marcelo? Não. Costa? Não. O mesmo de sempre: o povo português. E a factura já esteve mais longe para chegar…

6.Caro(a) leitor(a), uma última observação por hoje: já reparou que o grande defensor de Marcelo, mesmo perante uma asneira colossal como a que cometeu na sexta-feira, é Paulo Baldaia e o DN?

Por coincidência, é o mesmo jornal que apoia com fervor a geringonça…e que hoje até exalta Marques Mendes como o grande comentador político português! Porque será?