O que fazer quando acorda a meio da noite

Confesse: já passou horas a contar ovelhas, a beber leite quente e a ouvir sons do mar e da chuva. O melhor mesmo é não fazer nada disto e seguir os conselhos dos especialistas.

Já aconteceu a todos: acordar repentinamente a meio da noite e passar horas às voltas na cama, sem conseguir adormecer novamente.

Para tentar resolver este problema, o Wall Street Journal falou com vários especialistas do sono e criou uma lista com algumas dicas do que deve ou não fazer para voltar a adormecer facilmente.

Sabe qual é o truque ‘perfeito’? Não fazer absolutamente nada. Se este episódio se tratar de um caso isolado, não deve alterar as suas rotinas e tentar equilibrar as horas de sono – isso só irá criar mais problemas nas noites seguintes. “ Não durma mais horas, não faça uma sesta, não vá para a cama mais cedo no dia seguinte e tudo vai acabar por se resolver”, aconselhou Michael Perlis, director do programa Behavioral Sleep Medicine da Perelman School of Medicine na Universidade de Pensilvânia.

No entanto, se se trata de um problema recorrente, eis o que deve experimentar fazer.

Evitar luzes. A luz forte é um dos piores ‘inimigos’ do sono, pois suprime os níveis de melatonina, hormona responsável pelo ciclo do sono. Tenha sempre as cortinas e os estores bem fechados e não acenda os candeeiros. Ah, e nem pense em pegar no seu smartphone.

Não fique deitado. Se estiver completamente acordado, não fique a dar voltas na cama. O melhor mesmo é levantar-se e fazer alguma coisa que o deixe relaxado – fazer tricô e jogar sudoku são algumas das sugestões dadas pelo jornal. E, mais uma vez, evite computadores, smartphones e tablets.

Se quer ver televisão, use óculos de sol. Pode parecer uma ideia ridícula, mas são 03h00 e ninguém o vai ver a fazer isto. A verdade é que deve evitar olhar para ecrãs, mas, caso tenha muita vontade de ver um episódio da sua série preferida, o professor de psiquiatria da escola de medicina da Universidade de Pittsburgh aconselha a não se sentar muito perto da televisão e a usar óculos de sol.

Não coma. Vários estudos defendem que comer muito tarde provoca o aumento de pessoa. Para além disso, o seu organismo irá encarar a comida como uma recompensa, ganhando o hábito de acordar àquela hora para petiscar.

Não olhe para o relógio. Ver as horas e pensar que tem de acordar daqui a X horas só o vai deixar mais ansioso. “As pessoas começam a pensar ‘quantas horas tenho até ter de me levantar?’ Isso tende a criar momentos de ansiedade. Não conseguimos dormir quando estamos ansiosos e a fazer contas de matemática”, disse Jennifer L. Martin, especialista do sono da UCLA.