Surf. Francisco Duarte a caminho da Austrália para preparar nova temporada

O surfista português Francisco Duarte está de partida rumo à Austrália para preparar a nova temporada.

Com apenas 19 anos, Francisco Duarte é uma das jovens promessas do surf nacional. O jovem nascido em Portimão vai passar uma temporada na Austrália com vista a preparar a temporada que se avizinha.

Francisco justifica a escolha da Austrália porque “é uma das Mecas do surf a nível mundial e acredito que seja importante passar uma temporada por lá para percebermos como estamos relativamente ao resto do mundo”.

Em conversa com o SOL, o jovem surfista diz que durante este período vai estar 100% focado na sua evolução e progressão técnica, esperando evoluir o seu nível de surf ao máximo. Francisco Duarte considera esta uma oportunidade para reforçar a preparação que teve para a época de 2017 ao longo dos últimos três meses.

O que esperar para 2017

Para este ano, Francisco diz estar focado a 100% na sua evolução e progressão técnica, para que assim possa estar mais capaz e preparado para atingir os seus objetivos a médio/longo prazo. 

Ao nível da competição, o surfista algarvio tem como objetivo terminar a época no top10 da Liga Moche e no top 200 mundial do WQS (World Qualification Series).

Com uma forte aposta para 2017, Francisco Duarte vai participar em todos os WQS na Europa e, talvez, competir em uma ou mais provas fora. “Vou tentar qualificar-me novamente para a final Mundial do Volcom TCT, na Califórnia. E vou ainda competir na Liga Moche”, disse Francisco ao Sol.

O futuro do surf em Portugal

Questionado sobre a forma como está a evoluir o surf nacional, Francisco Duarte mostra-se confiante nos jovens talentos que têm aparecido nos últimos tempos e, sobretudo, nas promessas prontas a ‘entrar em cena’. “Atualmente o nível do surf em Portugal está bastante elevado e cada vez mais competitivo. Existe no panorama do surf nacional muito talento pronto a dar cartas e com ambições de chegar onde o Frederico “Kikas” Morais, conseguiu chegar no final do ano e onde se encontra agora”.

A referência

Francisco Duarte considera Cristiano Ronaldo a maior referência no desporto e uma inspiração para todos os atletas de alta competição. “A minha maior referência no desporto é o Cristiano Ronaldo, devido à sua “atitude de campeão”, ao seu espírito de sacrifício, pelo seu empenho e dedicação e pela forma como conseguiu superar todas as adversidades ao longo da sua carreira. Foi sem dúvida das pessoas que mais me inspirou na superação de todas as adversidades que foram surgindo na minha vida, quando com 16 anos, mudei-me de Portimão para Lisboa”.