Défice. Marcelo elogia obra deste governo

Presidente lembrou que “muitos diziam” que seria “impossível ter um défice abaixo dos 3%”. PSD achava que era impossível 

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a elogiar o governo de António Costa. O Presidente da República destacou hoje a “grandiosa realização” que foi conseguir um défice abaixo de 2,3%.

"Não se esperava que fosse apontar-se agora para números abaixo de 2,3%, eram impensáveis há um ano, há dois, três, quatro, cinco anos no nosso país”, afirmou Marcelo, considerando que "isso é obra, há que reconhecer, do governo anterior, mas é em larga medida obra deste governo".

O chefe de Estado alertou que “é preciso fazer mais e melhor”, mas não tem dúvidas de que “a trajectória seguida tem sido correcta".

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou ainda que "muitos diziam” que seria “impossível ter um défice inferior a 3% em 2016”.

O PSD, pela voz da ex-ministra das Finanças, garantiu, em Junho de 2016, que o governo não conseguiria alcançar um défice de 3%, porque "há áreas que estão sobre orçamentadas, porque o crescimento está muito abaixo daquilo que devia ser e porque os aumentos da despesa são maiores do que o previsto inicialmente".

Da parte da manhã, Marcelo respondeu aos que o acusam de falar demais. O Presidente da República reconheceu que é criticado por “estar em sítios de mais, aparecer vezes de mais e falar vezes de mais”, mas justificou que os tempos exigem uma postura diferente dos anteriores chefes de Estado.