A1. Já é possível carregar veículos elétricos

Basta 20 minutos para carregar 80% da bateria.

Já é possível abastecer veículos elétricos na A1 a partir desta quarta-feira. Foram instalados quatro pontos de carregamento elétrico rápido da EDP com 50 kVA nas áreas de serviço Repsol de Leiria e Antuã, em ambos os sentidos.

"O projeto resulta de uma parceria entre a EDP e a Repsol e facilita a viagem entre Lisboa e Porto em carro elétrico, bastando 20 minutos para carregar 80% da bateria", revelam as empresas em comunicado.

A instalação destes pontos de carregamento dá resposta às necessidades de mercado e resulta do compromisso das duas empresas em estimular a mobilidade elétrica, reforçando a rede de abastecimento de veículos movidos a eletricidade. A localização dos pontos, integrados na rede Mobi.e, foi escolhida para permitir que a maioria dos veículos elétricos possa, com uma só paragem, fazer a ligação entre as duas maiores cidades do país.

Já este ano, as duas empresas instalaram pontos de carregamento rápido em cinco cidades (Aveiro, Évora, Viana do Castelo, Valença e Vila Real), cuja utilização será gratuita em 2017.

"Além de ter criado uma área no seu site dedicada ao tema, a EDP disponibiliza um poto de carregamento para casa que pode ser pago em 24 mensalidades, tem tarifários de energia com desconto à noite para carregar os veículos elétricos e criou parcerias com 13 fabricantes automóveis para promover o setor", salienta.

Recorde-se que, a tecnologia da rede Mobi.e é compatível com todas as marcas de veículos e permite repor os níveis de energia mediante a utilização de um cartão de carregamento.