Restauração e alojamento registam o maior crescimento de emprego nos últimos 5 anos

AHRESP diz que “estes dados comprovam a eficácia da reposição da taxa do IVA”.

Nos setores da restauração e bebidas e do alojamento, no final do 4º trimestre de 2016 registavam-se 286,6 mil postos de trabalho, que representam uma variação homóloga positiva de mais 14,2% (um acréscimo de 35.700 postos de trabalho), a mais elevada dos últimos 5 anos, alerta a AHRESP, tendo em conta os dados divulgados pelo INE.

“Estes dados comprovam a eficácia da reposição da taxa do IVA nos serviços de alimentação e bebidas, em vigor desde 1 de julho de 2016, pois registou-se no último trimestre do ano uma significativa dinâmica no mercado de trabalho, contrariando o habitual efeito da sazonalidade”, revela em comunicado.

Relativamente ao total do ano de 2016, estes setores registaram um aumento de mais de 8% (um acréscimo de 20.600 postos de trabalho) face ao ano de 2015.

“Estes resultados demonstram a correção das medidas de política pública aplicada ao setor, com destaque para a redução de carga fiscal (IVA) operada no 2.º semestre, bem como revelam a enorme vitalidade das nossas empresas em termos de investimento, inovação e criação de emprego, sustentando a contínua subida dos resultados do Turismo, que, estamos certos, voltarão a quebrar recordes em 2017”, conclui.