O calendário das reformas de Costa

Foi um verdadeiro calendário de reformas aquilo que António Costa veio hoje anunciar ao debate quinzenal.

"Como se recordam aprovámos em abril uma estratégia de médio prazo. Uma verdadeira agenda para a década que é o Programa Nacional de Reformas", começou por dizer Costa, para lembrar em que ponto estão os pilares definidos por este documento enviado a Bruxelas no ano passado.

"O primeiro pilar desta estratégia diz respeito à qualificação dos portugueses que ainda esta semana a OCDE confirmou como prioridade", vincou o primeiro-ministro, anunciando um novo programa para substituir o Novas Oportunidades.

"A ambição de melhorar as qualificações dos portugueses tem também de abranger a geração que não teve no seu tempo a oportunidade de concluir a sua formação. É por isso que já no próximo dia 6 de março será lançado o Qualifica, um novo programa de qualificação de adultos que associará a certificação de competências à criação de percursos personalizados de formação", anunciou Costa, que deu nota também de um programa relacionado com o segundo pilar, o da Inovação.

"No próximo dia 23 de fevereiro, resultado do trabalho conjunto do ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior com o ministro da Economia, apresentamos o programa Interface, que estabelece a ponte entre os centros de produção do conhecimento e do tecido empresarial", disse o primeiro-ministro, que continuou a elencar medidas.

Uma delas foi o Programa Capitalizar, "o qual teve a primeira execução no OE 2017, e que será plenamente operacionalizado com a legislação que apreciaremos em Conselho de Ministros no dia 1 de julho".

Na valorização do território, Costa destacou o "novo modelo de organização dos transportes públicos, transferindo a gestão da SCTP e da Carris para os municípios".

"Do lado das florestas, o Governo aprovou e submeteu a debate público um pacote de reforma efetiva no setor", recordou Costa.

Outro dos objetivos deste PNR é "reforçar a coesão e reduzir as desigualdades", pelo que depois da reposição de rendimentos levada a cabo nos últimos Orçamentos do Estado, o primeiro-ministro anunciou outras medidas.

"Estamos também a desenvolver novas medidas dirigidas aos grupos mais vulneráveis, de que é exemplo a prestação única da deficiência, que se encontra em debate público, e a abertura já a partir de 1 de março de 392 camas de cuidados continuados de saúde mental", disse.

No pilar da Modernização do Estado, Costa voltou a lembrar o Simplex +, que vai continuar.

"O combate à precariedade, a reposição da perspectiva de carreira profissional e a criação de centros de competências são agora as nossas prioridades", avisou o primeiro-mionisto, revelando que "o primeiro centro de competências a criar será na esfera dos serviços jurídicos, até ao fim do mês de março".

"Será aprovada amanhã a criação em cada ministério de uma comissão de avaliação bipartida encarregue de analisar caso a caso todas as situações para identificar as necessidades permamentes", anunciou.