UE vai acabar com tarifas dos painéis solares chineses

A União Europeia (UE) anunciou que vai eliminar as taxas de importação dos painéis solares chineses, impostas em 2013, dentro de ano e meio. 

As tarifas tinham sido impostas em 2013 depois de os fabricantes europeus de painéis solares se terem queixado dos painéis chineses serem vendidos abaixo do preço de custo. Mas ao mesmo tempo as companhias de instalação de painéis solares queixaram-se que as taxas aumentavam os seus custos e deveriam ser removidas.

“Não há dúvida que temos de proteger a nossa indústria, mas ao mesmo tempo temos de ter em atenção as outras empresas que importam estes produtos”, disse o vice presidente da Comissão Europeia Frans Timmermans.

A Comissão Europeia (CE) “pesou as opções, incluindo os diferentes interesses envolvidos e decidiu manter as medidas durante 18 meses até serem eliminadas”, acrescentou, argumentando que “a eliminação faseada tem como objetivo permitir que os produtores de painéis solares na Europa se adaptem à nova situação”.

Em 2013 a CE considerou estas tarifas uma “solução amigável” para uma disputa que ameçou resvalar para uma guerra comercial total. Em 2015 comércio entre a UE e a China atingiu os 520 mil milhões de euros.