Acesso ao entretenimento online em toda a UE

A partir de 2018 os cidadãos europeus poderão aceder às suas plataformas de entretenimento online, como por exemplo a Netflix, em toda a Europa.

A Comissão Europeia (CE) chegou a acordo com representantes do Parlamento e do Conselho Europeu para fazer passar a medida. Assim que esta for formalmente aprovada, os consumidores europeus poderão ter acesso ao seu entretenimento como se estivessem em casa no início do próximo ano.

“As pessoas que subscreveram as suas séries favoritas, música e eventos desportivos em casa poderão desfrutá-los quando viajam pela Europa”, disse o vice presidente da CE com o pelouro do Mercado Único Digital.  "Este acordo traz vantagens concretas para os europeus”, disse Andrus Ansip, citado pela agência France Press.

Os europeus passam mil milhões de noites por ano em outros países da UE e dificilmente conseguem aceder às suas assinaturas fora do seu país.

Hoje em dia, um assinante do serviço de streaming da Netflix em Portugal que estiver, por exemplo, em França só conseguirá aceder à Netflix “francesa”, que poderá ter conteúdos muito diferentes da “portuguesa”.   

Um outro exemplo são os subscritores do serviço digital da Sky Sports em Inglaterra, que estão impedidos de ver os jogos da Premier League nos seus tablets e laptops quando viajam no estrangeiro.