PS pede explicações a Draghi sobre dívida

As alterações de acesso ao programa de compra de ativos pelo Banco Central Europeu (BCE) estão a deixar preocupados os socialistas portugueses, que temem que as novas condições estejam a contribuir para a subida dos juros da dívida pública portuguesa que se tem verificado nas últimas emissões.

PS pede explicações a Draghi sobre dívida

Por isso, Pedro Silva Pereira quis saber se vai haver mudanças e ouviu de Mario Draghi a garantia de que estas medidas são "temporárias".

O eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira questionou o presidente do BCE na a Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu, alertando Draghi para o impactoque estão a ter as alterações às condições do programa  nas dívidas soberanas dos países periféricos da zona euro.

Para Silva Pereira, os critérios adotados pelo BCE tornaram “o investimento em dívida alemã mais atrativo e, por consequência, menos atrativo o investimento nas dívidas dos países da periferia”, fazendo subir os juros de países como Portugal. 

O eurodeputado está convecido de que as alterações tiveram “um efeito assimétrico” na zona euro, prejudicando o objetivo de convergência estabelecido pelo BCE.

Pedro Silva Pereira lembrou que alguns Estados-membros têm registado um nível de compra de ativos por parte do BCE abaixo do que lhes caberia, de acordo com a “chave de capital”, e quis saber se esses países podem contar com o regresso a esse nível de compras no curto prazo.

Draghi garantiu na resposta que os atuais desvios relativamente ao nível de compra da dívida soberana de cada Estado-membro são meramente temporários e anunciou que serão oportunamente corrigidos.