Canadiano desaparecido há 5 anos apareceu vivo no Brasil

Desaparecido já está em casa com a família

Anton Pilipa, um trabalhador em causas humanitárias e com 39 anos, estava desaparecido desde 2012 e foi agora encontrado na floresta amazónica, a 10 mil quilómetros do último local onde tinha sido visto.

O homem tinha começado a tomar medicação para tratar esquizofrenia quando desapareceu. A família lançou um plano de buscas para o encontrar mas nunca conseguiram ter qualquer pista acerca do seu paradeiro.

Em novembro de 2016, um homem que não falava português foi encontrado pela polícia brasileira sem documentos e sem identificação. Estava vestido com roupas sujas e descalço. As autoridades encaminharam-no diretamente para o hospital. Este acabou por conseguir fugir antes de dar mais informações sobre si e a polícia fez uma publicação no Facebook, "sensibilizados com o estado de vulnerabilidade que o homem apresentava, a Polícia entrou em contato com a Embaixada Canadiana, repassando o primeiro nome, as características físicas e a foto dele na esperança de que talvez familiares estivessem a sua procura ou pudesse ser identificado em algum grupo de desaparecidos naquele Pais".

No mês passado, o homem voltou a ser encontrado em Manaus, no Brasil. Cinco anos depois, a família voltou a reencontrar-se com Anton.  "O irmão do canadiano, ao receber notícias de que seu familiar havia sido encontrado e que estava sendo medicado, entrou em contato com a polícia do Paraná, agradecendo imensamente o apoio e o empenho das autoridades", acrescentaram as autoridades brasileiras.