Hermínio Loureiro a caminho da Simoldes

Depois de ter renunciado ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, houve rumores que iria candidatar-se à presidência do Sporting. Uma hipótese que foi logo afastada

Hermínio Loureiro, ex-autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis que renunciou ao cargo no final do ano passado, está a caminho da administração do grupo Simoldes, apurou o SOL. A empresa com sede também em Oliveira de Azeméis é líder europeu no fabrico de moldes para a indústria automóvel.

Hermínio Loureiro anunciou um ponto final na liderança da autarquia, a menos de um ano de terminar o mandato, por entender «que é muitas vezes mais importante saber sair da cena política, do que a ela se apresentar». O autarca, reeleito em 2013 pelo PSD para a presidência da autarquia (onde venceu as eleições pela primeira vez em 2009), disse que se tratava da conclusão «da atividade política como dirigente eleito pelos munícipes, transmitindo os destinos do concelho a outras pessoas, igualmente preparadas, no quadro previsto na legislação em vigor». Isidro Figueiredo, na altura vereador da educação, acabou por assumir a pasta.

Quando o ex-presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP) e antigo secretário de Estado do Desporto e Juventude bateu com a porta surgiram rumores que se iria candidatar à liderança do Sporting para concorrer com a lista de Bruno Carvalho, que vai a eleições no próximo mês de março. Uma hipótese que foi, no entanto, afastada. Já em 2013 tinha recusado candidatar-se ao clube de Alvalade, alegando que «as suas simpatias clubísticas são conhecidas, mas que o atual momento não lhe permitia ter disponibilidade para o clube lisboeta».

Líder no setor automóvel

O grupo Simoldes foi fundado por António da Silva Rodrigues que integra a lista de um dos homens mais ricos de Portugal. Começou por abrir uma empresa de moldes em Oliveira de Azeméis, a Moldoplástico, que acabou por dar origem mais tarde à Simoldes Plásticos. O grande passo da empresa foi dado quando a Renault começou a fabricar automóveis em Setúbal e tinha de comprar componentes e serviços a empresas portuguesas. Acabou por encomendar não só os moldes como as peças em plástico a António da Silva Rodrigues, dando um grande impulso à sua atividade. O que é certo é este episódio marcou a ascensão da Simoldes como grande fornecedor de moldes e componentes à indústria automóvel mundial.

O grupo atua em várias áreas de atividade e conta atualmente com mais de quatro mil trabalhadores distribuídos por várias unidades de produção, nomeadamente em Portugal, Argentina, Brasil França, Alemanha, Polónia e Roménia, entre outros.

O SOL entrou em contacto com Hermínio Loureiro, mas até ao fecho da edição não foi possível obter qualquer tipo de declaração.