Juncker não se recandidata à presidência da Comissão Europeia

O antigo Primeiro-Ministro do Luxemburgo podia cumprir mais um mandato após 2019

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, anunciou este sábado, em entrevista à rádio alemã "Deutschlandfunk", que não se irá candidatar a um segundo mandato em 2019.

O antigo primeiro-ministro do Luxemburgo, de 62 anos, tornou-se presidente da Comissão Europeia em novembro de 2014, sucedendo a Durão Barroso, depois de ter presidido ao Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças da zona euro. Podia candidatar-se mais uma vez, cumprido o mandato de cinco anos. Mas não o fará.

Na mesma entrevista, que só será difundida na íntegra no domingo, Juncker traça um cenário pouco risonho para a Europa a médio prazo. "Será que chegou o momento em que a Europa dos 27 deve mostrar unidade, coesão e coerência? Sim, digo sim quer se trate do 'Brexit' ou de Trump. Mas tenho algumas dúvidas justificadas de que isso venha realmente a acontecer", respondeu o dirigente, manifestando dúvidas sobre as intenções dos vários membros da União Europeia: "Os húngaros e os polacos querem exatamente o mesmo que os alemães ou os franceses? Tenho grandes dúvidas."