O colunista responde

Leio no Diário de Notícias que, segundo um inquérito em dez países europeus., Portugal é o 2º pior país em termos de literacia financeira. No nosso país houve apenas um total de 11% de respostas certas, e nas cinco questões mais básicas a percentagem de respostas corretas foi apenas de 7%. O conceito de diversificação…

Leio no Diário de Notícias que, segundo um inquérito em dez países europeus., Portugal é o 2º pior país em termos de literacia financeira. No nosso país houve apenas um total de 11% de respostas certas, e nas cinco questões mais básicas a percentagem de respostas corretas foi apenas de 7%. O conceito de diversificação do risco (“não meter todos os ovos no mesmo cesto”, que é o princípio nº 1 ou nº 2 quando se faz uma carteira de investimentos, juntamente com “para se obter melhores resultados têm de se aceitar mais riscos” – e risco é a variabilidade, a variância em termos estatísticos, dos resultados) é compreendido por menos de 20% dos inquiridos, em Portugal, comparando com uma média do estudo de 28%.

Por isso decidi assumir uma nova função: a de consultor financeiro, gratuitamente, nas páginas deste jornal. Se não souberem alguma questão financeira, perguntem no comentário do artigo mais recente, e eu se souber respondo. E digo já qual é o meu princípio base: se não compreendo o produto financeiro, não compro.

Agora é com vocês. Cumprimentos, E.F.