Trump estreita relações com PM japonês… a jogar golfe

Líder norte-americano e Shinzo Abe conversaram sobre posição dos Estados Unidos na Ásia

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão, encontraram-se este sábado para uma… partida diplomática de golfe no Trump National Golf Club, na Flórida.

Os dois políticos conversaram sobre a posição dos Estados Unidos na Ásia, um tema onde Trump parece ter mudado de opinião de forma radical nas últimas 24 horas. Na quinta-feira, o líder político dos EUA falou ao telefone com o presidente chinês, Xi Jinping, prometendo respeitar o "princípio de uma China única" e proibir qualquer contacto diplomático com Taiwan.

Abe é o governante mundial que mais tempo passou com Trump desde que este assumiu a presidência dos Estados Unidos. Já tinham estado reunidos na Trump Tower, dias depis da vitória presidencial, e nesta sexta-feira passaram o dia na Casa Branca, viajando depois no Air Force One rumo à Flórida. Aí, Trump terá assegurado a Abe que a aliança entre seus países é a "pedra angular da paz e a estabilidade na região do Pacífico".

Esta reunião desportiva tem um significado particular para Abe, mais de meio século depois do seu avô, Nobusuke Kishi, então primeiro-ministro, também ter jogado golfe com o presidente americano da época, Dwight Eisenhower.