Expetativa de mais empregos com novo modelo

A produção de um novo modelo na fábrica da PSA em Portugal deverá criar perto de 300 empregos em 2019.

 “As expectativas são de que, se tudo correr bem, em 2019 a fábrica tenha de meter uma terceira equipa para suprir as necessidades do mercado”, revelou o diretor da fábrica Peugeot-Citröen de Mangualde.

De acordo com José Maria Castro Covello, que falava à agência Lusa, a terceira equipa deverá integrar entre 250 e 300 trabalhadores para o aumento de produção até 75 mil automóveis.

Na unidade trabalham 725 pessoas e esta está a ser preparada para o novo modelo – denominado K9 – que tem o lançamento previsto para o final do próximo ano.

O responsável revelou ainda que a PSA está a apostar na indústria digital, com a participação no projeto INDTECH 4.0 – novas tecnologias para fabrico inteligente.

O investimento previsto para este projeto  é de 12 milhões de euros e junta a PSA de Mangualde, três universidades e cinco parceiros tecnológicos. O projeto assenta  em  sistemas robóticos inteligentes, sistemas avançados de inspeção e rastreabilidade, sistemas autónomos de movimentação, fábrica digital e fábrica do futuro.