Atentados têm prejudicado setor do turismo um pouco por toda a Europa

Turistas começam a procurar destinos que são menos conhecidos, mas que consideram mais seguros.

A Turquia é um dos exemplos do impacto negativo que os ataques têm no setor do turismo. Istambul foi palco de um atentado terrorista a 29 de junho do ano passado e a violência complicou a realidade do país, que vê no setor do turismo uma das principais fontes de rendimento.

Em apenas alguns meses, os ataques em Istambul e Ancara fizeram centenas de mortos e feridos e levaram a uma preocupante mudança no panorama do turismo do país. Na sequência dos ataques na Turquia, o número de chegadas a este país atingiu o nível mais baixo em duas décadas.

Aliás, os exemplos mais recentes mostram que, a seguir a um ataque terrorista, há sempre uma queda inevitável na procura dos destinos.

Os atentados em Paris, em novembro de 2015, penalizaram desde cedo o setor. Perante o receio de novas investidas, houve um verdadeiro travão nas viagens. Um dos impactos mais imediatos foi na bolsa.

Todo o setor começou a ressentir-se, com o índice que agrega desde companhias aéreas a restaurantes e hotéis a ganhar grande destaque nas perdas. No mês de junho do ano passado, as consequências ainda se sentiam na capital francesa.

Os turistas ainda não tinham começado a voltar em peso à Cidade-Luz. Como forma de atrair mais turistas, os hotéis chegaram mesmo a baixar os preços.