Em 2045, algumas cidades dos EUA podem inundar três vezes por semana

Um estudo recente alerta para a necessidade de repensar a zona costeira

Um novo estudo publicado a semana passada na revista PLOS ONE revela que daqui a 30 anos as inundações na costa dos Estados Unidos podem acontecer várias vezes por semana. Em Washington, Annapolis e Maryland podem ocorrer 120 cheias anuais, ou uma inundação a cada três dias.

Erika Spanger-Siefried, uma das autorias do estudo, explica que as inundações acontecerão consoante as luas novas e cheias.

Apesar desta perspetiva de futuro não ser novidade, desta vez fala-se de impactos que se vão sentir já na próxima geração. Se o nível das águas do mar têm aumentado cerca de um 2,5 centímetros por década, esse número duplica quando se fala da costa leste dos EUA, que tem visto esse número duplicar.

O estudo alerta para a necessidade urgente de adaptar essas regiões a um futuro no qual as inundações vão ser cada vez mais recorrentes. Em algumas das regiões costeiras, já se tem vindo a fazer um esforço para bloquear a construção de habitações junto ao mar. Noutras zonas existem casas, estradas e parques que simplesmente terão que ser abandonados, algo que já aconteceu anteriormente em algumas zonas de Nova Iorque e New Jersey afetadas pelo furacão Sandy.