Crescimento da zona euro vulnerável

A Comissão Europeia (CE) prevê que a zona euro continue a recuperar, mas alerta para os riscos com origem no Brexit e da administração de Donald Trump.  

Bruxelas reviu as previsões até 2018 em alta ao mesmo tempo que avisou que a Europa navega em águas agitadas. As previsões de inverno da CE apontam para um crescimento no conjunto dos países da moeda única de 1,6% este ano e de 1,8% em 2018. No outono as estimativas eram para 1,6% este ano e 1,7% no próximo.

"A recuperação económica da Europa deverá prosseguir este ano e no próximo: pela primeira vez numa década, prevê-se que as economias de todos os Estados-Membros da UE cresçam ao longo de todo o período das previsões (2016, 2017 e 2018)”, assinala a CE.

No entanto Bruxelas identifica riscos "excepcionalmente elevados" às suas projecções. "No médio prazo os riscos para o crescimento económico são o voto do Reino Unido para deixar a União Europeia, potenciais disrupções ao comércio internaciona e um  aperto mais forte da política monetária nos EUA, que poderá ter consequências negativas nas economias emergentes", assinala.

Marco Buti, responsável da CE pelas perspetivas económicas acrescenta que "o ritmo da saída do Reino Unido da União Europeia e o seu status futuro são ainda incógnitas" e que "estão ainda por concretizar as políticas económicas da nova administração de Trump".    

Bruxelas prevê que o desemprego continue a descer para os 9,6% este ano e 9,1% em 2018, enquanto a inflação deverá acelerar para 1,7% em 2017 e depois para 1,4% no próximo ano.  

As previsões de inverno a CE para o défice são de 1,4% este ano e no próximo, enquanto a dívida deverá baixar de 91,5% do PIB em 2016 para 90,4% do PIB em 2017 e 89,2% em 2018.