Rui Vitória alerta Dortmund: “Também têm de ter medo”

Treinador encarnado diz que não vai modificar em nada a forma de jogar

De volta ao banco, depois de três jogos afastado na Liga portuguesa, Rui Vitória está alerta para as dificuldades que o Dortmund irá colocar na Luz. Ainda assim, o treinador do Benfica lembra que as águias também podem ser vistas com temor pelos alemães. “A minha equipa vai ser ambiciosa, determinada, convicta, e acreditando muito que também temos o nosso valor e o Dortmund joga num campeonato diferente, mas também tem que ter cuidados”, salientou, elogiando uma “equipa forte, muito difícil, que tem como característica um belíssimo poder ofensivo e muda com facilidade de sistema, o que causa imprevisibilidade”.

Rui Vitória aludiu ainda à lesão de Jonas, que falhou o treino de ontem devido a uma “lesão com nome longo” na coluna. “Está limitado desde esta manhã. Está convocado, mas com dificuldades para ir a jogo. Vamos ver se recupera. Se recuperar, avança. Se não recuperar, avança outro”, indicou o treinador das águias, já depois de Ederson ter feito igualmente a antevisão do confronto: “Creio que vamos ter um jogo muito dividido.” Questionado sobre a história, que não coloca o Benfica como favorito, o guardião respondeu desta forma: “Isso é estatística, comigo não funciona, nem com o grupo, só estamos focados neste jogo.”

Do outro lado estará uma equipa bem conhecida dos portugueses, pois bateu o Sporting por duas ocasiões na fase de grupos. Thomas Tuchel, treinador do Dortmund, lembrou as dificuldades por que passou o Bayern nos quartos de final da última temporada. “Estes jogos em Lisboa são uma prova de fogo. Também foi difícil para o Bayern. Estava a dominar a Bundesliga e teve dificuldades na Luz. Sabemos que temos uma tarefa difícil, perante uma equipa ofensiva, rápida, mas que também defende de forma compacta, muito à frente. É um adversário muito completo, uma equipa com muitos títulos, dos quais se orgulha, e um estádio espetacular. Aguardamos com expetativa este duelo”, asseverou, alertando para os perigos da dupla Jonas-Mitroglou: “O Mitroglou tem um jogo aéreo muito forte, o Jonas destaca-se pela sua elegância e leitura de jogo. É uma dupla de peso, e temos de defender ao mais alto nível para os controlarmos.”