Dia dos Namorados. Número de transações subiu quase 50% desde 2014

Já as transações em restaurantes subiram 102% desde 2014.

Dia dos Namorados. Número de transações subiu quase 50% desde 2014

O número de transações feitas para o dia dos Namorados têm vindo a aumentar nos últimos anos. Esta é uma das conclusões do “Mastercard Love Index", índice anual elaborado pela Mastercard através da análise das transações efectuadas com cartão durante um período de três anos. Segundo o mesmo, as despesas aumentaram 49% desde 2014. E apesar da maioria das compras ainda serem feitas presencialmente em loja, também é verdade que as compras online estão a crescer a um bom ritmo, com um aumento de 37% no número de transações.

Mas apesar do crescimento contínuo da Internet, 95% das transações para o Dia dos Namorados ainda são feitas presencialmente em loja e foi na América Latina que se registou o maior aumento de compras online, mais 250%, de 2014 para 2016. Médio Oriente e África viram aumentar as compras online em 56% no mesmo período.

Outra curiosidade que o “Mastercard Love Index" revela é o facto de a maioria das compras de S. Valentim nos últimos três anos terem sido feitas à última hora, com um registo impressionante de 47,4 milhões de transações feitas globalmente ao longo do dia 13 de fevereiro.

E os últimos mostraram ainda que a preferência dos “Valentines” vai para uma boa refeição, uma vez que as transacções em restaurantes subiram 102% desde 2014.

"O Mastercard Love Index é um instrumento que oferece aos lojistas uma valiosa perceção de como os clientes querem passar o dia mais romântico do ano e por isso procuramos, com este Index destacar as principais tendências globais e regionais de consumo em torno do dia de São Valentim. E uma coisa é certa. O dia 14 de fevereiro tornou-se mais popular do que nunca”, refere Paulo Raposo, Country Manager da Mastercard em Portugal.

Veja aqui as tendências:

 

Ásia Pacífico

  • 37% gastam a maior parte do seu dinheiro em hotéis/motéis durante o período do Dia dos Namorados, um aumento de 33% desde 2014
  • 85% das compras no Dia dos Namorados são feitas presencialmente. No entanto, as vendas on-line aumentaram 81% nos últimos três anos
  • Queda de 34%, desde 2014, no número de pessoas que compra flores no Dia dos Namorados. É o maior declínio, quando comprado com todas as outras regiões.

Canadá

  • 34% escolhem gastar mais em restaurantes durante o período do Dia dos Namorados
  • 59% dos seus gastos acontecem presencialmente (o valor mais baixo em todas as regiões)

Europa

  • A maioria dos gastos com o Dia dos Namorados destina-se a hotéis/motéis ─ 35%, um aumento de 50% em três anos
  • Os europeus lideram em termos de gastos on-line por comparação com outras regiões. 19% dos gastos no Dia dos Namorados são feitos em sites de comércio eletrónico
  • A maior área de crescimento na Europa foi nos restaurantes, com um aumento de 67% durante o período do Dia dos Namorados em três anos

América Latina

  • Maior crescimento em termos de gastos online, um aumento de 250% em três anos
  • Mantém-se o hábito de comprar de flores, registando um crescimento maciço de 271% entre 2014-2016
  • Registou o maior crescimento em compras de joias – mais 66%

EUA

  • Gostam de gastar o seu dinheiro em gastronomia, 44% vai a restaurantes, representando esta escolha o maior crescimento em todas as regiões desde 2014 – um aumento de 130%

 90% das suas compras ainda ocorre presencialmente

  • Gastar em hotéis/motéis também aumentou em 57% durante o período de três anos no Dia de S. Valentim.

Médio Oriente

  • Gastam a maior parte do orçamento do Dia dos Namorados em hotéis/motéis (43%), seguido de joias (22%)
  • Realizam três quartos (75%) das suas compras presencialmente
  • Mantém-se a tendência em termos de vendas de flores, um aumento de 22% ao longo do período de três anos