EUA. Funcionários do Governo usam comunicações encriptadas para conversar

A poeira não parece ter tempo para assentar sobre o novo governo norte-americano. Fiel ao estilo pugilístico do seu presidente, a administração passou as suas primeiras três semanas em batalha.

 Contra o sistema judicial, que conseguiu suspender a importante ordem de imigração lançada em desordem e surpresa por Donald Trump; contra a minoria democrata – e alguma maioria republicana – nas guerras pela aprovação dos seus candidatos polémicos; e, acima de tudo, em ofensiva acesa contra os órgãos de comunicação, designados entretanto como “o partido da oposição”. À guerra contra quem está de fora da Casa Branca, porém, seguem-se as batalhas internas, que por estes dias atingem os seus dias mais violentos e fraturantes.

A imprensa americana discutia ontem os prazos de validade para várias figuras de topo na nova administração. Reince Priebus, o chefe de gabinete do presidente, tem pés de barro. Muitos culpam-no pelo desastre mediático em que se transformou a ordem de proibição a imigrantes de países muçulmanos e Trump parece convencer-se da ideia de que o líder republicano não está à altura do desafio. Relatos de quem trabalha na Casa Branca já o vinham sugerindo e Christopher Ruddy, amigo de longa data de Trump, indicou no domingo que o presidente pode estar prestes a agir contra um homem que nomeou para agradar ao partido. “Se ele achar que alguém não está a desempenhar bem, fará algo”, disse Ruddy no domingo, dias depois de um encontro com o líder.

Mas ninguém está mais sob fogo do que o conselheiro da Casa Branca para os assuntos da segurança nacional, o antigo general Michael Flynn, um dos mais leais apoiantes de Trump no trilho de campanha e hoje sob investigação pelo que pode ter transmitido ao embaixador russo acerca do futuro das sanções americanas contra Moscovo. O vice-presidente, Mike Pence, e várias figuras do governo recusam as notícias que asseguram que Flynn sugeriu – sem prometer – que o novo governo abandonaria a postura adversária de Barack Obama e que as sanções podiam ser anuladas.

Nada disto está fora do que vêm discutindo há meses analistas, serviços secretos e críticos, para quem Trump está disposto a aceitar alguma liberdade de ação russa na Europa de leste. Flynn, em todo o caso, não tinha ainda tomado posse e parece ter violado uma lei que proíbe civis de fazerem diplomacia sem autorização do governo. Para além do mais, Trump, Mike Pence e outros líderes da nova administração parecem acreditar agora que Flynn lhes mentiu ao dizer que não discutiu sanções com o embaixador Sergey Kislyak.

A ideia de que Flynn está na corda bamba ficou reforçada pelas declarações de Stephen Miller, um dos preferidos de Trump na Casa Branca e o cérebro por detrás de algumas propostas políticas da administração, que no domingo se recusou a dizer se o presidente confia ainda em Flynn. “Essa é uma pergunta para o presidente”, disse Miller na televisão americana. Flynn retirou-se entretanto do radar mediático e passou o fim de semana em viagem com Trump e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que no domingo reagiram juntos ao disparo norte-coreano de um míssil balístico de médio alcance para águas japonesas – um caso que requereria atenção especial do conselheiro nacional para a segurança e da equipa de centenas de diplomatas e funcionários que comanda.

Vingança

Trump, escrevem os dois principais jornais americanos, está convencido de que Flynn mentiu ao seu governo e, segundo o “Washington Post”, só não o demite porque acredita que isso só iria manchar a já frágil imagem de ordem no seu jovem governo. Mas Flynn perde rapidamente aliados no governo, onde as suas ligações ao Kremlin – comentador na televisão estatal RT, homem próximo de Vladimir Putin – suscitam desconfiança. Principalmente dado o estado de terror interno que se vive no Conselho Nacional de Segurança que, como outros órgãos de governo, tem transmitido informações a jornalistas como nunca, dada a oposição interna às políticas de segurança da nova administração.

Como descrevia ontem o “New York Times”: “Em três semanas de governo Trump, os funcionários do conselho acordam de manhã, leem as publicações no Twitter do presidente e tentam encontrar políticas que se adequem a elas. A maioria não sabe o que Trump diz a líderes estrangeiros nas suas chamadas. Alguns funcionários começaram a usar programas de comunicação encriptada para conversar com os colegas, ao descobrirem que Trump e os seus conselheiros de topo pensam num programa de “ameaça interna” que pode resultar em escutas a telefones e emails em busca de fugas de informação.”