Autarquias diminuíram dívida em 800 milhões

A administração local teve em 2016 um superávite de orçamental de 662 milhões de euros. No ano passado, as câmaras conseguiram reduzir a dívida em 800 milhões.

Eduardo Cabrita foi hoje ao Parlamento elogiar o esforço de contenção que levou as autarquias a reduzir a dívida global de 5,7 mil milhões de euros para os 4,9 mil milhões. Um número que o ministro adjunto considera ser um bom ponto de partida para “um novo desafio, uma nova fase, marcada por uma descentralização aprofundada".

Para Cabrita, o reconhecimento destes dados “não é um elogio a autarcas do partido A ou B", mas a prova de que existe um "potencial de transformação".

 "Os municípios e freguesias merecem plenamente o contrato de confiança", vincou o ministro que tem estado à frente do processo de descentralização que o Governo está a promover.

Eduardo Cabrita revelou na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação que 260 dos 308 municípios estão a pagar a menos de 90 dias, tendo o a dívida de pagamentos em atraso a fornecedores caído 27%. E que apenas um "reduzido número" de municípios excedem os limites de endividamento: apenas 32 no final de 2016, quando no início de 2015 eram 70.