Lance Armstrong vai a tribunal em ação de 100 milhões

Foram destituídos sete títulos ao antigo ciclista 

Um juíz federal recursou esta segunda-feira, bloquear a ação do governo dos Estados Unidos, no valor de 100 milhões de euros, contra Lance Armstrong, o que significa que o antigo ciclista irá a julgamento responder por quebra de contrato e enriquecimento ilícito, ao receber verbas estatais, enquanto recorria ao uso de dopping para aumentar o seu desempenho.

O governo dos EUA optou por processar Armstrong, acusando-o de fraude aos serviços postais por ter recebido milhões de euros em patrocínios, após este ter admitido ublicamente que recorreu ao uso de substâncias ilegais para ganhar o Tour sete vezes (1999-2005).

Lance Arsmstrong e os colegas de equipa receberam cerca de 38 milhões de euros dos serviços postais e, só o salário do ciclista era de 14 milhões. A queixa feita pode fazer com que o Estado americano recupere até três vezes mais o dinheiro que perdeu.

Recorde-se que o agora antigo ciclista viu serem-lhe destituídos, em 2012, os seus sete títulos do Tour de France e banido para sempre do ciclismo, depois de ter admitido que cometeu dopping.