Incêndio na Sapec. Enxofre ainda arde em Setúbal

Estão no local 24 bombeiros

O incêndio na Sapec, na zona industrial da Mitrena (Setúbal), ainda está ativo. Segundo informação disponibilizada no site da Proteção Civil, estão no local 24 bombeiros e 16 veículos. O enxofre que ontem de madrugada pegou fogo nos armazéns continua em combustão. Os bombeiros consideram que o fogo está controlado mas ainda não foi extinto.

Em declarações esta manhã à TSF, o responsável de operações explicou que a técnica de combate a este incêndio consiste em abafar o enxofre com terra à medida que se procede à demolição do edifício. O fogo lavra num espaço com 120 metros de comprimento e 70 metros já estão livres de problema. Estima-se que seja necessário mais um dia de trabalho para concluir a operação.

Para a população não existe risco. Anabela Santiago, respnsável pela divisão de Saúde Ambiental da Direção Geral da Saúde, explicou ao i que os níveis de enxofre nas imediações não foram muito elevados. Não foram também registadas consequências de saúde de maior entre civis. Recorde-se, ainda assim, que queimaduras e inalação de fumos levaram ontem à hospitalização de cinco bombeiros. 

Ontem a nuvem de dióxido de enxofre atravessou a Reserva Natural do Estuário do Tejo e atingiu pela manhã a zona de Vila Franca de Xira. O pico mais elevado de contaminação do ar aconteceu pelas 11h, oito horas depois de o enxofre ter começado a arder na mitrena.  

A exposição a dióxido de enxofre, moderada, pode causar irritação ocular e na garganta. Uma exposição mais intensa está associada a cefaleias e náuseas.