Afinal as pessoas casadas são ou não mais saudáveis?

Uma questão que tem sido muito comentada, mas que tem lançado muita confusão

Já muito se escreveu sobre a saúde de solteiros e casados. Mas, afinal, 'dar o nó' faz ou não bem ao nosso organismo?

Um novo estudo da Carnegie Mellon University revela que as pessoas casadas têm menores níveis de cortisol, hormona do stress, do que as solteiras ou divorciadas. Para além disso, as descidas dos níveis de cortisol ao longo do dia eram mais acentuadas nas pessoas que contrairam matrimónio.

Altos níveis de cortisol estão muitas vezes "associados a inflamações no organismo, que podem resultar num elevado risco de desenvolvimento de outros problemas de saúde, como doenças cardíacas, autoimunes e depressão", lê-se no Huffington Post.

Neste estudo, os investigadores tiveram como base a análise da saliva de 572 adultos saudáveis, com idades compreendidas entre os 21 e os 55 anos de idade. Foram retiradas e analisadas várias amostras ao longo de 24 horas, durante três dias intervalados por um período de tempo não especificado.

Pelas conclusões apresentadas, muitos órgãos de comunicação referem que o casamento faz bem à saúde. No entanto, a investigação demonstra apenas uma correlação entre o matrimónio e o estado de saúde do indivíduo, e não uma relação de causa-efeito. Ou seja, os investigadores alertam para o facto de as conclusões poderem ser vistas ao contrário: as pessoas mais saudáveis podem ter uma maior probabilidade de se casarem. Para além disso, a investigação não tem em conta o facto de as pessoas estarem casadas há muito ou pouco tempo, ou de pura e simplesmente viverem em união de facto.

Para ler o artigo do Huffington Post, clique aqui