Afinal o mundo não vai acabar esta quinta-feira

O objeto não representa qualquer ameaça 

Desde janeiro de 2017 que existem alguns rumores de que um asteroide gigante ia colidir com a Terra no dia 16 de fevereiro (amanhã). A história tomou uma proporção tão grande, que foi a Sociedade Astronómica Brasileira, SAB, que desmentiu todos os rumores.  

De acordo com a SAB, “não há fundamento cientifico para a noticia sobre o fim do mundo em 16 de fevereiro devido à colisão do asteroide 2016 WF9 com a Terra”. Numa entrevista concedida ao jornal britânico Daily Mail, Zakharovich (astrónomo russo), contestou as informações que a NASA teria adiantado, dizendo que o asteroide iria atingir o planeta Terra e que ia provocar tsunamis de enorme dimensão, extinguindo assim a vida na Terra.

Numa nota enviada à imprensa pela SAB, a mesma adianta que o asteroide – que pode mesmo ser um cometa escuro e sem cauda – irá passar próximo da Terra no dia 25 de fevereiro, a cerca de 51 milhões de quilómetros, o que equivale a um terço da distância entre a Terra e o Sol, longe o suficiente para não representar nenhuma ameaça.

O objeto foi descoberto no dia 27 de novembro de 2016 e, de acordo com as medições da NASA, possui um diâmetro estimado entre 0,5 e 1 quilómetros e completa uma volta em torno do Sol a cada 4,9 anos, “a trajetória do 2016 WF9 é bem conhecida e o objeto não é uma ameaça à Terra em um futuro previsível”, escreve a NASA.