Já existe uma aplicação que ajuda a encontrar animais de estimação perdidos

Existem inúmeras aplicações que têm um papel crucial na vida em sociedade. Mais de metade delas ainda desconhecidas aos olhos dos utilizadores, mas saiba que algumas podem vir a facilitar a sua vida.

Se costuma perder facilmente objetos como as chaves ou a carteira, fique a saber que já existe uma aplicação para smartphones que consegue encontrar os objetos perdidos num curto espaço de tempo.

Denominada de “Lapa”, esta aplicação consegue, através da lente da câmara do smartphone, encontrar o objeto que pretende. Para isso é necessário colocar nos objetos que considera mais importantes um pequeno dispositivo identificador, uma espécie de chip.

Mas para além disso, esta mesma aplicação pode ter uma utilidade ainda maior: encontrar animais domésticos perdidos. Para isso basta recorrer ao mesmo método e rapidamente a aplicação lhe dirá onde encontrar o seu animal através do Bluetooth.

A aplicação foi criada por dois portugueses – João Lobato Oliveira, engenheiro informático e CEO da Lapa e Luís Certo, CTO e Product Manager da Lapa – já foi vendido a mais de 80 países, desde os Estados Unidos da América, Austrália e Chile a países como República Checa, Holanda, Reino Unido e Japão, e tem vindo a ajudar os donos de animais a resolver um receio constante: perder o seu animal.

“A nossa tecnologia pode ser utilizada com o intuito de prevenção da perda do animal, de proteção e de segurança do mesmo, podendo também uma solução vital para encontrar o animal. Por exemplo, com o Modo de Segurança da Lapa, o utilizador pode receber um alerta se o seu animal se escapar. Além disso, no caso de paradeiro desconhecido do animal, a Lapa oferece a hipótese de o reportar como perdido e, dessa forma, toda a comunidade Lapa pode ajudar o utilizador em questão a procurar o seu cão ou gato perdido”, garante Luís Certo.