Governo provou aos críticos que estavam errados, diz Washington Post

Jornal noticia que défice não será superior a 2,1% 

O jornal Washington Post noticia que o défice orçamental não ficará acima de 2,1%. O jornal norte-americano garante que o governo português provou aos críticos que estavam errados, porque conseguiu atingir um dos défices mais baixos de sempre em 40 anos.

O jornal refere o anúncio feito esta semana pelo ministro das Finanças e lembra que as instituições europeias encararam com reserva, em 2015, um governo que depende do apoio do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda.

O ministro das Finanças Mário Centeno anunciou, esta quarta-feira, no parlamento, que o défice não será superior a 2,1% do produto interno bruto (PIB) em 2016.

"O défice em 2016 será o mais baixo da história da nossa democracia. Não será superior a 2,1%", afirmou o ministro das Finanças, garantindo que "estamos perante uma consolidação sólida das contas públicas".

Perante este resultado, o Presidente da República disse que “o défice é muito melhor do que se pensava”. Marcelo Rebelo de Sousa disse ontem que ficou “muito feliz” com essa notícia e que “todos os portugueses, quer do governo quer da oposição, devem ficar felizes com isso porque isso significa uma boa notícia para o futuro de Portugal".

Marcelo confessou que “não esperava um resultado tão bom”.