Lucros da Air France-KLM aumentam

Os lucros da Air France-KLM aumentaram em 2016 mas a companhia aérea está cautelosa para este ano devido à incerteza global e à concorrência no setor.  

Em comunicado, a Air France-KLM revelou que os lucros do ano passado subiram para os 792 milhões de euros, depois de em 2015 terem atingido os 118 milhões de euros. O resultado foi atingido com a venda de 49,9% da empresa de catering Servair aos suíços do Gategroup.

A companhia aérea franco-holandesa revela ainda que o resultado operacional aumentou 34% para 1,05 mil milhões de euros, tal como o número de passageiros – 4% para 93,4 milhões. No entanto as receitas baixaram 3,3% para os 24,8 mil milhões de euros.

“Apesar da queda do preço do petróleo ter reduzido de forma significativa os custos do grupo, o contexto geopolítico, a concorrência e a sobrecapacidade da indústria resultaram em receitas mais baixas”, explicou o CEO da empresa Jean-Marc Janaillac, citado pela agência AFP.

Segundo a Air France-KLM a queda do preço do petróleo baixou a factura do combustível em 26%.

Para 2017 o objetivo é aumentar a capacidade entre 3% e 3,5% “de forma a reconquistar a ofensiva no longo curso e melhorar a performance no médio curso” e também reduzir os custos “pelo menos em 1,5%”.

No entanto, considera o grupo, “o contexto global incerto devido ao ambiente geopolítico e económico no qual operamos, os preços do petróleo e a sobrecapacidade em diversos mercados coloca pressão sobe as receitas”.