Como António Costa (e o PS) entalou Marcelo Rebelo de Sousa

1.Era uma das poucas verdades assentes na política portuguesa: Marcelo Rebelo de Sousa é a encarnação de Maquiavel – um político extremamente inteligente, mas um tacticista puro, para quem a política é um fim em si mesmo. 2.Marcelo é tido por muitos como um cidadão recto e com princípios – mas, ao mesmo tempo, um…

1.Era uma das poucas verdades assentes na política portuguesa: Marcelo Rebelo de Sousa é a encarnação de Maquiavel – um político extremamente inteligente, mas um tacticista puro, para quem a política é um fim em si mesmo.

2.Marcelo é tido por muitos como um cidadão recto e com princípios – mas, ao mesmo tempo, um político assassino, capaz de esquecer os seus princípios (religiosos, éticos e morais) para ganhar uma eleição ou para subir nos concursos de popularidade semanais da imprensa. Marcelo é, enfim, ao mesmo tempo um ser inteligente – e deslumbrado pela fama e pelo mediatismo.

2.1.Hoje, alguém consegue indicar uma convicção forte, sequer uma ideia política defendida por Marcelo? Ninguém: porque Marcelo troca, sem dificuldade, a firmeza das convicções – pela fortuna das conveniências. Para Marcelo, o que hoje é verdade – amanhã é mentira.

2.2.E o que, para Marcelo, hoje é mentira – amanhã é verdade. Mais curioso: Marcelo defende com a mesma sapiência e brio uma ideia – e a ideia completamente contrária. Confuso? Não: é apenas Marcelo Rebelo de Sousa.

3.Não há volta a dar: temos que admitir que Marcelo Rebelo de Sousa só se sente bem neste jogo de sombras. Diz-se que o exercício de cargos de poder reflecte a personalidade do seu titular: pois bem, a personalidade de Marcelo é profundamente paradoxal – o cidadão Marcelo é capaz das acções mais generosas, como dos actos e piadas mais desagradáveis e grotescos.

3.1.Assim é o Presidente Marcelo: tanto é capaz de revelar preocupação e proximidade com os portugueses – como a seguir entrar em declarações políticas que só desprestigiam a instituição Presidência da República.

Se é verdade que o Presidente Marcelo logrou converter a Presidência da República numa instituição mais sentida pelos portugueses – não o é menos que se tem revelado politicamente desastrado em matérias que o futuro da nossa Pátria exigia mais sensatez, moderação, prudência e até reflexão analítica.

4.E não. Não, Marcelo não é o político mais habilidoso de Portugal: esse título tem um novo dono – António Costa.

Afinal, comparado com António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa não passa de um anjinho no que a habilidades (nome suave para descrever “ manipulador e mentiroso”) diz respeito. Para além da evidência de que Mário Centeno mentiu grosseiramente ao Parlamento e aos portugueses, a comédia da CGD revelou que é António Costa que tem Marcelo na não – e não o contrário, como seria expectável.

5.Com efeito, o líder do extremo-PS percebeu que a ânsia de protagonismo e popularidade de Marcelo é o seu ponto fraco – e resolveu aliciar o Presidente da República para se expor. Porquê? Porque a sobreexposição de Marcelo Rebelo de Sousa significa a subexposição de António Costa.

5.1.Quer dizer: o facto de Marcelo Rebelo de Sousa se ter assumido como “Primeiro-Ministro de facto” permitiu que o “Primeiro-Ministro de direito”, António Costa, se resguardasse, não sofrendo em termos de descrédito da sua imagem junto do eleitorado português.

5.2.É incrível: caríssima leitora e caríssimo leitor, quantas vezes ouviu falar de António Costa nos últimos dias? Parece que Portugal ficou sem Primeiro-Ministro! Parece que António Costa nada tem que ver o assunto!

6.Veja, por exemplo, os jornais da meia-noite das televisões de notícias de ontem: só se falou em Mário Centeno e Marcelo Rebelo de Sousa! Marcelo actuou como Primeiro-Ministro – e agora sofre como um verdadeiro Primeiro-Ministro!

 Note-se que até João Galamba veio afirmar que Marcelo estava metido nesta novela desde o início: ou seja, o PS está a tentar reverter o jogo totalmente contra Marcelo. Para Galamba – porta –voz oficial do PS! – Marcelo Rebelo de Sousa é o verdadeiro mentiroso nesta novela! Curioso…Mais uma inovação da geringonça: nunca um partido do Governo acusar o Presidente da República em exercício de funções, publicamente, de ser mentiroso!

7.E António Costa? Bem, Costa safa-se mais uma vez: passa incólume por mais uma trapalhada monumental do seu Governo! Se o Presidente da República se chamasse Jorge Sampaio, a Assembleia da República seria imediatamente dissolvida – comparado com isto, a demissão do Ministro do Desporto, como sucedeu no Governo de Santana Lopes, não é nada…

8. E, claro, que os media do politicamente correcto só falam de Mário Centeno e Marcelo Rebelo de Sousa – há que salvar o “Super-Político” António Costa! Culpa de quem? De Marcelo Rebelo de Sousa! É muito bem feita – ser Presidente não é ser “RP” da República!

9.Esperemos que Marcel o Rebelo de Sousa comece a acertar o passo e a adaptar-se, finalmente, às exigências da Presidência da República. Mas é apenas um acto de fé…

joaolemosesteves@gmail.com