Caso Centeno: Lobo Xavier iliba Costa

Lobo Xavier assume no programa Quadratura do Círculo que vai para o ar esta noite que não viu nenhuma prova do envolvimento pessoal do primeiro-ministro nas condições acordadas entre Mário Centeno e António Domingues para que este assumisse a liderança da CGD.

Caso Centeno: Lobo Xavier iliba Costa

O comentador, que é amigo de Domingues e assumiu ter visto sms e outra troca de correspondência que comprova o alegado acordo para isentar o gestor da apresentação de declarações de rendimentos, afirma não ter tido conhecimento de 2nenhuma evidência da participação do primeiro-ministro" no referido acordo, 

"Não tenho elementos para falar especialmente que o primeiro-ministro tenha tratado desse caso em especial", afirma o comentador no programa da SIC Notícias durante o qual revela ter sido ele a dar conhecimento a Marcelo Rebelo de Sousa dos sms trocados entre Centeno e Domingues.

"O Presidente da República teve conhecimento sobre as informações que eu tinha através de um contacto pessoal comigo", diz Lobo Xavier, explicando que só o fez por entender estar na posse de informação relevante e suficiente para atestar junto de Marcelo a tese de que haveria um acordo para isentar Domingues das declarações de rendimentos.

"Não posso dar uma informação a um Presidente da República sem estar a dominar absolutamente a informação", aponta.

Sem revelar o teor das mensagens, Lobo Xavier assegura que são claras a comprovar a existência de um acordo.

"Sempre disse que a minha leitura dos textos (…) revelava a existência de um acordo quanto à questão de um entendimento e de um projecto comum de construção de uma solução que dispensasse António Domingues das declarações. Sempre disse isso, mantenho isso, portanto não vou pronunciar-me sobre o que os jornais e as televisões dizem sobre hipotéticos conteúdos de sms. O que digo é que essas SMS confirmam, do meu ponto de vista, aquilo que sempre pensei", diz o advogado.