Infanta Cristina refugia-se em Lisboa

Depois de Genebra, onde vive e trabalha há três anos na sede da Fundação Aga Khan, a infanta Cristina, irmã mais velha do Rei Filipe VI, vai mudar-se para a capital portuguesa, revelou ontem o diário espanhol El País.

A troca de residência ocorrerá no final do ano letivo, para não interferir com o percurso escolar dos filhos e só é possível porque a Aga Khan também tem instalações em Lisboa.

Cristina encontrava-se na cidade suíça quando recebeu esta sexta-feira a notícia da sua absolvição no Caso Nóos, que desde 2010 ensombra a Casa de Bourbon. Já o seu marido, o antigo jogador de andebol Iñaki Urdangarin, de 49 anos, foi condenado a seis anos de prisão efetiva por ter aproveitado os seus laços com a Família Real para desviar fundos da Fundação Nóos em proveito próprio.

O casal havia-se mudado para Washington D.C. em 2009, mantendo um estilo de vida luxuoso. No ano seguinte rebentou o escândalo, que acabaria por fragilizar a monarquia espanhola e contribuir para a abdicação de Juan Carlos.

A decisão de abandonar Genebra caso houvesse condenação neste processo já estava tomada. Viver em Lisboa, cidade bem conhecida da Família Real (Juan Carlos passou a infância no Estoril) permitirá à infanta «estar mais perto do seu marido se for para a prisão», diz o El País, que também adianta que o cenário de divórcio não está em cima da mesa.