II Liga. Portimonense empata mas aumenta vantagem

Aves, Académica e Varzim, os mais “diretos” perseguidores, foram derrotados

O Portimonense abriu este domingo a empatar 1-1 na deslocação ao terreno do Cova da Piedade, mas viria a terminar o dia… ainda mais líder na II Liga. E tudo porque os rivais mais diretos, Aves, Académica e Varzim, saíram derrotados nas respetivas partidas.

Os avenses, na estreia de José Mota, que substitui Ivo Vieira, perderam por 1-0 em Viseu, perante o Académico – já não vencem há cinco jogos; os estudantes caíram em Famalicão (1-2); e os poveiros perderam em casa com o Braga B (0-1). Assim, o Portimonense continua confortavelmente na frente, nove pontos à frente do Aves – e com um jogo em atraso: 61 contra 53. Com 44 seguem Académica, Varzim e Benfica B. A equipa secundária dos encarnados esteve a perder em casa perante o Freamunde, mas conseguiu dar a volta e terminou a vencer por 2-1.

Pior estão as outras equipas B de clubes grandes. O FC Porto, campeão em título, empatou na receção ao Santa Clara (0-0) e continua na zona perigosa da classificação: é 18º, dois pontos acima dos lugares de despromoção automática – o 18º e o 17º terão de disputar um play-off para garantir a permanência. Já o Sporting B continua afogado: empatou 2-2 em Barcelos, com o Gil Vicente, naquele que é já o 13º jogo consecutivo sem vencer. Agora orientados por Luís Martins, depois da saída de João de Deus, os jovens leões ocupam o penúltimo lugar da tabela, já a sete pontos dos postos que garantem a salvação.