Braga atribui responsabilidades nos incidentes com o Benfica à PSP

Minhotos dizem que a polícia revelou “tremenda incapacidade” para lidar com os focos de conflito

O Braga divulgou esta segunda-feira um comunicado no seu site oficial onde se demarca de responsabilidades nos confrontos que se registaram entre adeptos seus e do Benfica, horas antes do início do encontro deste domingo. No entender do clube minhoto, tudo se deveu ao mau funcionamento… das forças policiais.

"A imagem que resulta da organização do encontro sai desfocada pela gravidade dos acontecimentos ocorridos antes e depois do jogo e que o Sporting Clube de Braga tem de imputar, muito diretamente, à tremenda incapacidade revelada pelos dispositivos policiais no controlo dos espaços e das operações. A operação policial montada para o jogo de ontem cometeu um erro crasso e imperdoável: foi reativa e não preventiva. Não esteve à altura dos desafios que um evento desta natureza levanta, o que levou a que negligenciasse o controlo e a monitorização dos espaços circundantes ao Estádio Municipal de Braga, agindo tardiamente e a despropósito, abusando da força quando já não podia mediá-la", escrevem os bracarenses.

"O dispositivo policial não teve a capacidade de mediar os conflitos, restando-lhe carregar indiscriminadamente sobre a multidão, e em particular sobre os nossos adeptos, gerando o pânico e transformando um momento de celebração entre amigos e família num episódio lamentável e que afasta público dos estádios. O Sporting de Braga não deixará nunca de fazer a defesa dos seus adeptos e não tolerará abusos gratuitos da força nem que em torno dos seus jogos se gere um clima de pânico e de terror. O Sporting de Braga reconhece a função das forças policiais e a sua dificuldade, mas exige que os espaços em redor do seu estádio e dos estádios onde joguem as suas equipas sejam espaços onde impere a ordem e não o caos", pode ler-se ainda no comunicado.