Domingos Pereira deixa o Parlamento (e o PS) para concorrer a Barcelos

O deputado  era militante do PS há 30 anos.

O deputado socialista Domingos Pereira anunciou esta segunda-feira que vai renunciar ao mandato na Assembleia da República – e à militância socialista – para concorrer à câmara de Barcelos.

“A partir do momento em que decidi que sou candidato à câmara de Barcelos como independente, o que oficializei hoje, desfiliei-me do PS e dentro em breve deixo o Parlamento, num sinal de desprendimento e de credibilização da política”, disse Domingos Pereira citado pelo Expresso.

O anúncio oficial pode ter sido feito hoje, mas esta era uma decisão que espreitava há pelo menos um mês. “Fiz tudo para que isto não chegasse a este ponto”, disse Domingos Pereira ao SOL ainda em janeiro. “Nunca me tinha passado pela cabeça tomar esta decisão, mas perante isto [a rutura com a Comissão Política Nacional do partido] sou obrigado a fazê-lo. Dois valores essenciais no Partido Socialista foram quebrados: a lealdade e a solidariedade. E, para mim, esses limites não existem para serem ultrapassados”.

Domingos Pereira era militante do PS há 30 anos. A desavença com o partido começou quando foi anunciada a recandidatura de Miguel Costa Gomes à câmara de Barcelos, uma decisão da Comissão Política Nacional socialista tomada contra o parecer da concelhia local. O conflito interno adensou-se quando Miguel Costa Gomes retirou a Domingos Pereira, número dois da câmara, os pelouros da gestão financeira, atividades económicas e recursos humanos. O agora candidato soube que perdera as funções por email.

Para além do mandato e do partido, Domingos Pereira deixou ainda a Mesa da Comissão Política da Distrital de Braga, a liderança da concelhia e a Comissão Política Nacional.

Apesar da decisão, o candidato afirmou hoje de manhã que esta não é “uma decisão revanchista nem contra ninguém”.

As linhas gerais da candidatura do independente, assim como a composição da lista, serão apresentadas daqui a cerca de um mês. Esta será uma candidatura “que abarca todo o espectro político concelhio. Não tem uma cor partidária. Tem todas as cores, definiu Domingos Pereira.