Arrendamento para estudantes. Transações dispararam com estrangeiros a dominar

Os gastos em alojamento, que em média são de 420 euros, mostram que são os estudantes de nacionalidade portuguesa que gastam menos em alojamento.

O mercado de arrendamento a estudantes continua a aumentar. Só no ano passado assistiu-se a um crescimento de 183% no número de arrendamentos. A conclusão é de estudo realizado pela Uniplaces que traça o perfil dos estudantes universitários que ficaram alojados em Portugal, em 2016, através da plataforma.

“Em 2016 a Uniplaces testemunhou um grande crescimento no número de estudantes estrangeiros em Portugal. Esta subida confirma a crescente importância de uma plataforma que facilite o processo de arrendamento. Este tipo de hóspede é, cada vez mais, uma opção por parte de proprietários de imóveis que pretendem rentabilizar ao máximo as suas habitações. É aqui que entra a Uniplaces, uma marca de referência que constrói uma ponte entre estudantes e proprietários, potenciado a rentabilidade dos imóveis e facilitando um arrendamento transparente”, explica Miguel Santo Amaro, co-fundador da Uniplaces.

Nacionalidades estrangeiras dominam

Mas vamos a números. A plataforma recebeu, no ano passado, estudantes de mais de 100 países diferentes, com destaque para os alunos provenientes do Brasil (12%). Em contrapartida, a Europa continua a ter um grande peso no número dos estudantes internacionais em Portugal, com mais de um terço sendo proveniente de Itália, Alemanha, Espanha e França. Feitas as contas, 77% dos estudantes que arrendaram através da Uniplaces são de nacionalidade estrangeira.

Os gastos em alojamento, que em média são de 420 euros, mostram que são os estudantes de nacionalidade portuguesa que gastam menos em alojamento (em média 395 euros), face aos estudantes do Reino Unido, que estão dispostos a pagar 496 euros em média pelo alojamento no nosso país. 

A sazonalidade da procura foi também outro dos pontos abordados no relatório, que mostra a existência de uma maior procura por arrendamento no início dos semestres escolares. Os meses com maior procura são setembro e fevereiro, sendo que, de modo geral, os estudantes fazem a reserva com um mês de antecedência. A estadia média, de quase cinco meses, corresponde ao período semestral das universidades e dos programas de intercâmbio.