NASA promete revelação para quarta-feira

Agência espacial norte-americana convocou conferência de imprensa

A NASA anunciou hoje uma conferência de imprensa para a próxima quarta-feira onde irá revelar novidades sobre planetas fora do sistema solar.

O evento foi marcado para as 13 horas locais (18 horas em Portugal) e antecederá a publicação de um artigo na revista científica “Nature”.

Por agora, nada mais se sabe sobre o anúncio que contará com a presença de Thomas Zurbuchen, responsável pelo departamento de missões científicas da NASA em Washington; Michael Gillon, astrónomo belga; Sean Carey, responsável pelo Centro Spitzer na Califórnia; Nikole Lewis, do Instituto de Ciência de Telescópios Espaciais em Baltimore e Sara Seager, professora de ciências planetárias no MIT.

A última grande descoberta em torno de exoplanetas foi anunciada em agosto, quando os cientistas deram conta da existência de um planeta relativamente parecido com a Terra a 40 biliões de quilómetros do sistema solar – o Proxima Centauri b.

Até à data foram detetados 3580 planetas fora do nosso sistema solar mas os investigadores continuam à procura de planetas parecidos com a Terra e com condições para terem vida. Também procuram pistas de vida, o que poderá alimentar alguns rumores nos próximos dias.