Estudo prevê aumento de ataques cibernéticos em 2017

Documento diz que a espionagem cibernética irá influenciar cada vez mais a política global e estender-se-á nas próximas eleições na Europa.

Vamos assistir a um aumento dos ataques cibernéricos este ano. O alerta é feito pela Stroz Friedberg, empresa do grupo Aon, que apresenta o seu mais recente Estudo “2017 Cibersecurity Predictions”. Os resultados apontam para uma maior incidência dos ataques cibernéticos, fortes impactos ao nível da regulação e uma mudança na forma como as empresas encaram e gerem os riscos cibernéticos.

De acordo com o mesmo estudo, as maiores ameaças incluem casos de ciberespionagem, um crescente aumento dos ataques que colocam em causa a integridade dos dados, e uma maior ameaça por parte dos ataques relacionados com os dispositivos IoT (Internet of Things) aproveitados como pontos de lançamento para a propagação de malware, SPAM, ataques DDoS (Distributed Denial of Service) e manutenção do anonimato das atividades maliciosas.

"A espionagem cibernética e a guerra de informação influenciam as estratégias globais e políticas, como aconteceu durante a campanha para as eleições norte-americanas, quando hackers supostamente associados ao governo russo invadiram os servidores do Partido Democrata, da candidata Hillary Clinton, e expuseram e-mails confidenciais, levando à demissão da Presidente do Partido Democrata, Debbie Schultz", lembra a empresa.

Desta forma a Aon chama a atenção das empresas para a necessidade da otimização da cibersegurança e a avaliação dos riscos. "Apesar do papel desempenhado pelos governos e pelas legislações, em 2017 prevê-se que cada vez mais empresas se consciencializem para esta ameaça e adotem medidas de autorregulação através da criação de normas de segurança mais rigorosas e recurso a serviços de gestão de risco e de cibersegurança", salienta. 

Para Andreia Teixeira, especialista na área da cibersegurança da Aon em Portugal, o “risco cibernético é uma realidade a que as grandes empresas e entidades governamentais já estão atentas. O aumento da pressão dos reguladores deverá impulsionar a necessidade de desenvolver e instituir medidas internas como a criação de equipas de resposta a incidentes de segurança informática”.

A mesma responsável conclui que a “indústria de serviços financeiros e outros setores regulados serão os primeiros a adotar procedimentos de due dilligence sobre cibersegurança, como lição aprendida das transações de alto perfil que não tiveram bons resultados em 2016.”